A Intervenção e avaliação em Neuropsicologia Clínica é uma área fundamental em íntima ligação com a Psicologia e Neurologia. Permite reconhecer muito precocemente, pequenas disfunções da atividade nervosa complexa, ou seja, da atenção, da memória, da linguagem e do pensamento. Estas disfunções, muitas vezes negligenciadas por serem pouco visíveis, poderão ser reabilitadas, prevenindo-se situações de insucesso escolar, profissional e de comportamentos anti-sociais.
A intervenção da Neuropsicologia é ainda imprescindível na avaliação e reabilitação de lesões do Sistema Nervoso Central, destacando: Acidentes Vasculares Encefálicos (AVEs), e suas Disfunções, Traumatismos Crânio-Encefálicos, Tumores, Epilepsias, Neoplasias, Doenças Infeciosas e Degenerativas tais como as, demências (Alzheimer, Parkinson, etc.), e Esclerose Múltipla.
A intervenção engloba, crianças (necessariamente a sua família, o seu meio escolar e o seu espaço de lazer), adolescentes (período muito específico do desenvolvimento que tem vindo a ser insuficientemente acompanhado, muitas vezes com graves repercussões para o bem-estar dos núcleos familiares, escolares e sociais) jovens, adultos e idosos.
A abordagem e a necessidade em recorrer à terapia cognitiva/comportamental, começou a ser maior devido aos défices cognitivos serem, uma consequência cada mais vez mais frequente e importante das lesões cerebrais.
CONTACTE-NOS