A reabilitação neuropsicológica (RN), é um processo ativo que visa capacitar pessoas com défices cognitivos causados, por lesão ou doença, com um bom nível de funcionamento social, físico e psíquico. Este tipo de reabilitação para além de tratar os défices cognitivos, também propõe tratar as alterações de comportamento e das emoções.
O objetivo da reabilitação cognitiva é permitir aos pacientes e familiares, conviver, lidar, reduzir ou superar as deficiências cognitivas resultantes de lesão neurológica fazendo com que estes passem a ter uma vida melhor, com menos ruturas nas atividades comummente realizadas.
A reabilitação cognitiva implica maximizar funções cognitivas por meio do bem-estar psicológico, da habilidade em atividades de vida diária e do relacionamento social.
O Treino e a Estimulação Cognitiva/Comportamental, avalia várias dimensões, tais como a atenção, neglect, memória, funções executivas, processamento espacial, capacidade visuo-motora. E dentro de cada dimensão, avalia funções específicas: estado de alerta, vigilância, atenção seletiva, atenção concentrada, atenção distribuída, atenção visuo-espacial, memória visuo-espacial, codificação espacial, memória visual, memória espacial, associação face-nome, inibição de resposta, planeamento e execução de ações, rotação mental, coordenação visuo-motora.
CONTACTE-NOS