A Pedopsiquiatria ou Psiquiatria da Infância e da Adolescência é a especialidade médica que se dedica à avaliação e intervenção de problemas de saúde mental dos bebés, crianças e adolescentes.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 20% das crianças e adolescentes podem desenvolver problemas comportamentais, desenvolvimentais ou emocionais, sendo que uma em cada oito apresenta uma perturbação mental. Sempre que surjam dificuldades ou dúvidas nestas áreas, é fundamental que os adultos permitam um diálogo aberto com os mais novos, com o objetivo de entender o que estes estão a pensar e a sentir. As alterações no funcionamento habitual de uma criança ou adolescente servem como sinais de alerta para os pais, cuidadores e todos os adultos relevantes na vida destes (professores, outros familiares).
Quando uma criança se encontra mais agitada, nervosa, triste, irritada ou agressiva, se se isola dos pares ou dos adultos, se tem problemas de aprendizagem, se tem dificuldades a adormecer ou a alimentar-se, é preciso parar para olhar, ouvir e cuidar. E se não raras vezes, estas problemáticas fazem parte de transições saudáveis e esperadas do crescimento, quando se tornam suficientemente intensas, persistentes ou interferem no normal desenvolvimento ou dia-a-dia da criança, deverá recorrer-se a ajuda especializada.
O estigma social associado aos cuidados psiquiátricos, ao desconhecimento sobre como estes profissionais atuam e muitas vezes a presença de sentimentos de culpabilidade e receio de julgamento podem adiar a procura de ajuda, levando ao agravamento da condição clínica.
Sabendo-se que o mal-estar psíquico pode prejudicar as aprendizagens, competências emocionais, pensamento, comportamento e a forma como nos relacionamos com os outros, torna-se importante a intervenção atempada junto dos bebés, crianças e adolescentes, assim como com as suas famílias e em estreita articulação com outros técnicos assistentes.
Pretende-se que a consulta de pedopsiquiatria seja um espaço seguro, compreensivo e empático, plural e livre, onde poderão ser esclarecidas dúvidas acerca dos problemas presentes e se necessário estabelecer um plano de acompanhamento e tratamento, desafiando e potenciando as competências e singularidades de cada criança e família.