A Consulta de Saúde Mental Perinatal destina-se a todas as mães - que se encontram no período da gravidez e do pós-parto - e que procurem respostas numa fase da vida particularmente sensível e exigente a nível social, familiar e psicológico.
Esta consulta tem o objetivo de diagnosticar e tratar de doenças do foro da saúde mental associadas à maternidade. Pode marcar a consulta de Psiquiatria Perinatal caso esteja a planear engravidar, esteja grávida, a amamentar ou tenha tido um bebé e não se sinta bem psicologicamente.
A saúde mental está envolvida nas etapas mais precoces, desde a ideia ou plano da concepção de um bebé, até ao desenrolar de uma gravidez, que muitas vezes conduz a expetativas frustradas desde problemas relacionados à fertilidade, até perdas de um bebé em várias etapas, ou já no pós parto, mudanças de humor (por exemplo, depressão pós-parto) que conduzem a um sentimento de incapacidade de lidar com as exigências do novo papel de mãe/pai.
As doenças mentais podem existir previamente na mulher requerendo um acompanhamento muito próximo no período perinatal (por exemplo, doença bipolar, depressão, perturbação obsessivo compulsiva...) ou desenvolver-se posteriormente, muitas vezes gerando ainda mais ansiedade por dúvidas em relação ao melhor tratamento e/ou desconfiança em relação ao risco-benefício da medicação.
Para garantir a melhor ajuda, e cuidado diferenciado nesta etapa, criámos a consulta de Psiquiatria Perinatal, com a especialista Inês Duarte e Silva, com formação reconhecida e certificada na área pelo Hospital Clínic de Barcelona.
O acompanhamento é personalizado, com uma primeira consulta de avaliação orientada para o problema e etapa específica, sendo realizado um plano de intervenção integrativo e holístico (que visa todas as vertentes, desde a parte médica à não médica), sempre que possível articulado com o Obstetra e/ou Pediatra da utente, garantindo o conforto e procurando ter em conta o momento vivido pela mãe/pai/bebé naqueles que são os desafios identificados no percurso garantindo a segurança baseada na melhor evidência científica disponível.
A ansiedade e depressão são as doenças psiquiátricas mais frequentes nas mulheres grávidas, afetando 2 em cada 10 futuras mães. Mas com o acompanhamento e o tratamento adequado, a mãe e o bebé podem controlar e tratar os sintomas de ansiedade perinatal, que incluem preocupação ou medo constante ou excessivo, inquietação, alterações do sono, irritabilidade, aceleração do pensamento, pensamentos ou imagens intrusivos, dificuldade de concentração, comportamentos compulsivos, crises de pânico com dificuldade em respirar, dor no peito, palpitações ou tonturas. Para identificar a depressão esteja atenta a sinais como tristeza, perda de interesse ou do prazer nas atividades habituais, alterações não previsíveis no peso ou apetite, alterações do sono (insónia ou hipersónia), fadiga ou perda de energia, sentimentos de desvalorização ou culpa, diminuição da concentração, lentificação ou agitação psicomotora e ideias de morte.
CONTACTE-NOS